Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Advogado que pede Justiça gratuita indevidamente viola código de ética

Evitar riscos

Publicado por Dr Marcos Fonseca
há 9 anos

Advogado que, com o objetivo de evitar riscos, pede gratuidade de Justiça para cliente que não se encaixa nos critérios para o benefício viola os princípios éticos e da moral individual, social e profissional. O entendimento é da 1ª Turma de Ética Profissional do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo.

Para o TED, a finalidade da ética é “construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando seu caráter, altruísmo, virtudes, e como se comportar em sociedade”. Assim, de acordo com os membros da OAB-SP, é preferível perder do que mentir para tentar obter vantagens indevidas. A decisão consta nas ementas recentemente divulgadas pelo tribunal.

O documento divulgado traz também a decisão recente segundo a qual profissional que exercia atividade não advocatícia em uma empresa não precisa respeitar o lapso temporal de dois anos antes de advogar contra ela, pois não estava lá para captar clientes.

Além disso, o TED afirmou que é permitido a advogado dividir imóvel com trabalhadores de outros ramos, mas eles não podem ter a mesma recepção, sob pena de configuração de concorrência desleal com outros escritórios.


É ementa da turma...: http://s.conjur.com.br/dl/advogado-justiça-gratuita-indevidamente.pdf

  • Publicações26
  • Seguidores91
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações515
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-que-pede-justica-gratuita-indevidamente-viola-codigo-de-etica/178711143

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação Contratos Bancários - Procedimento Comum Cível

Petição Inicial - TJMG - Ação de Cobrança c/c Ação de Indenização por Danos Morais - [Cível] Procedimento Comum Cível

Petição Inicial - TJSP - Ação de Cobrança de Honorários Advocatícios - Procedimento do Juizado Especial Cível

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Ação de Cobrança de Honorários Advocatícios

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)